CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Assistência Técnica para Notebooks


Para os mais leigos a hora de comprar um notebook normalmente se resume em aprender tudo sobre o melhor hardware: descobrem a diferença entre notebook e netbook, ficam sabendo que dispositivos SSD são menos sensíveis a danos que HDs e que as placas de vídeo compartilhadas influenciam negativamente o desempenho do sistema. Para os mais interados ao assunto, a história é diferente: verificam as marcas, comparam os melhores dispositivos do mercado, a melhor configuração conferindo a compatibilidade com acessórios, programas e suas versões.


Mas ambos têm algo em comum: poucos se lembram de obter informações sobre assistência técnica. É difícil imaginar, ainda mais no momento da compra, que o notebook irá precisar de qualquer tipo de manutenção tão cedo, porém é um detalhe que se não verificado, depois pode se tornar motivo de arrependimento.


Infelizmente notebooks, assim como todos outros aparelhos eletrônicos, travam, quebram ou pifam - embora hoje eles sejam bem mais resistentes do que há poucos anos. Então é melhor estar preparado do que ser pego de surpresa e ainda descobrir que a assistência técnica especializada fica há dezenas de quilômetros de distância.


É claro que, com a alta de vendas de notebook e com tamanhas facilidades de compra hoje, é possível encontrar  uma assistência técnica em qualquer bairro. Entretanto você não irá deixar seu investimento e informações pessoais à disposição de qualquer técnico, certo?


E como a montagem, manutenção e reparos de Notebooks são diferentes da de Desktops, nem todos os profissionais capacitados para trabalhar com desktops estão aptos para trabalha com notebooks.  


Por um lado os Notebooks são mais vantajosos por serem menos propensos a apresentarem defeitos, porém, caso ocorram defeitos, o nível de conhecimento para diagnosticá-los é muito maior, e o inventário de peças de reposição deve ser bem específico. Por exemplo, um problema na placa-mãe de um notebook pode exigir muito trabalho com solda SMD e BGA, implicando em estações de retrabalho e profissionais capacitados, sem isto é possível danificar gravemente a placa-mãe ao invés de arrumar. E este é o motivo do conserto de notebooks ser mais caro.


Portanto, antes de comprar aquele computador super barato ou de marca desconhecida,  verifique aonde você pode levar o equipamento para concerto. A maioria das empresas tem essa informação em seus sites, em poucos minutos é possível verificar.


Aqui vai uma dica para os que pretendem comprar notebooks de marcas não tão conhecidas, veja a cobertura da rede de assistência de alguns destes novos fabricantes (não é possível assegurar a qualidade dos equipamentos ou do serviço prestado, mas o tamanho e abrangência da rede dão uma idéia do que esperar):




  • notebooks Epcom: 1059 oficinas autorizadas, em todos os estados.

  • notebooks Kellow: 870 oficinas autorizadas, em todos os estados. (Veja os modelos desta marca clicando aqui.)

  • notebooks Kennex: 232 oficinas autorizadas, em todos os estados menos AC e RR.

  • notebooks Microboard: 190 oficinas autorizadas, em todos os estados.

  • (Veja os modelos desta marca clicando aqui.)

  • notebooks Syntax: 100 oficinas autorizadas, em SP, RJ, ES, MG, SC, PR.

  • notebooks Airis: 85 oficinas autorizadas, em todos os estados, menos RR.

  • notebooks Gigabyte: 40 oficinas autorizadas, em SP, RJ, MG, ES, PR, SC, DF, GO, MT, BA, CE.