CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Como aumentar a vida útil da bateria do notebook

Os usuários que optaram por notebooks devido à mobilidade sabem a importância de uma boa bateria. O que muita gente não sabe é que elas se deterioram com o tempo, quer você as use ou não.


A partir do momento em que a bateria sai da fábrica, ela começa a sofrer desgaste, mesmo que não esteja sendo usada. Além do envelhecimento natural, as baterias de notebook possuem um número específico de ciclos de carga e de recarga (300 a 800 ciclos) ao longo de sua vida útil. Depois disso, começa a perder, ao poucos, sua capacidade de armazenar energia.


Por isto, em algum momento a sua bateria irá dar problema de reter carga (isto é fato!). Mas se você cuidar bem dela, é possível adiar o inevitável.  Listamos abaixo alguns procedimentos que ajudam a bateria a manter a capacidade de carga por mais tempo e dicas para manter a energia por mais tempo entre as recargas, evitando a preocupação e a limitação em conectar-se a uma tomada. Com sorte, o componente durará até o momento em que você decida trocar o notebook. Veja as dicas:


Como aumentar a vida útil da bateria:


Evite descarga total da bateria


Extrair até o último elétron da bateria vai diminuir o tempo de vida útil da mesma. Fazer isso uma ou duas vezes não causará danos, mas o efeito acumulativo acaba diminuindo a vida do componente. A recarga parcial é bem melhor já que se perde menos capacidade de carga por ciclo.  A maioria dos notebooks atuais são projetados para desligar antes da bateria se esgotar completamente, caso o seu não tenha esta função, recarregue quando o nível da bateria estiver entre 10% a 20%.


Calibre a bateria


Quando você perceber que sua bateria não está carregando 100%, que está chegando a carregar até 80% ou 99% do seu calibre e depois para de carregar, isso é um indício de que você precisa calibrar sua bateria para manter a precisão do calibre.


Para calibrá-la, use-a até que o computador corte a energia, desligue ou hiberne. Depois disso, você pode recarregá-la até os 100%. O indicado é que o calibre seja carregado a cada 30 recargas parciais.


Mantenha o notebook longe do calor


Não dificulte a refrigeração do notebook deixando-o sobre superfícies macias como em cima de almofadas ou travesseiros, que podem tampar suas saídas de ar. Caso queira fazer isso, coloque sobre a almofada uma base sólida, como se fosse o tampo de uma pequena mesa, certificando-se que as saídas de ar do notebook (geralmente ficam em uma das laterais) não estão bloqueadas. A máquina superaquecida tem menor vida útil e requer energia extra para o cooler.


Mito! Como vimos, é recomendado manter a bateria em local refrigerado, para não superaquecer o notebook. Porém a dica de colocar a bateria na geladeira para estender sua vida útil não passa de um mito. E dos grandes, pois mesmo que a bateria seja colocada em um saco plástico, a condensação irá fazer a peça ?suar? e bateria molhada é a última coisa a se desejar. Caso seja preciso guardar a bateria, o melhor a fazer é mantê-la em local seco e temperatura ambiente, longe do calor.


Se possível, retire bateria


Se você passa a maior parte do tempo usando o notebook ligado a tomada, retire sua bateria. Desta forma você estará evitando o desgaste por aquecimento e não entrará em processo rápido de desgaste, pois quando conectada, assim que ela descarrega um pouco já é recarregada novamente.


É importante lembrar que NÃO é recomendado retirar a bateria com o computador ligado, nem mesmo se estiver em modo de espera. Isto pode travar o sistema e seu trabalho será perdido ou até causar um dano ao hardware de seu notebook. Inserir a bateria com o notebook ligado também é outra ação que não deve ser feita.


As únicas situações em que a bateria deve ser retirada ou recolocada é quando o notebook estiver desligado (e como o cabo de força desconectado da tomada) ou no modo de hibernação.


Limpeza


Limpe os contatos de metal da bateria duas vezes por mês com um pedaço de pano umedecido e caso precise utilize um pincel para tirar o pó dos contatos e do próprio espaço onde a bateria fica conectada ao notebook. Isso mantém a transferência de energia de sua bateria mais eficiente.


Vida nova a bateria desgastada?


Este é mais um mito! Não é possível fazer com que o elemento químico lítio segure mais elétrons do que atualmente pode gerenciar. Se a bateria está se esgotando rapidamente ou o notebook está com problemas para medir a quantidade de energia restante, o que se pode fazer é calibrar o equipamento ou instalar um software externo que faça uma medição mais precisa. Mas saiba que isso só permite saber quanto tempo de carga restante o portátil tem, não há qualquer software que seja capaz de recuperar a saúde da bateria desgastada pelo tempo.


Adicionar memória RAM ajuda a aumentar o tempo de energia fornecida


É verdade que a maior quantidade de memória ajuda o sistema a usar menos o disco rígido como sistema auxiliar. E o disco rígido consome mais eletricidade do que a memória. No entanto, o disco rígido sempre será utilizado e mais memória não reduzirá a quantidade de energia de modo significativo, já que mais memória também vai consumir mais eletricidade. Portanto, mito!