CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Como evitar roubo de notebook

Ao comprar um notebook, uma das primeiras preocupações que vêm à mente é como proteger e esconder o equipamento dos bandidos de plantão na hora de sair pelas ruas. Porém não há nenhuma fórmula mágica para evitar que seu notebook seja roubado ou furtado. E por maior que seja o zelo da pessoa com o aparelho e por mais que não descuide um minuto, é muito chato e desgastante ficar o tempo todo em alerta, desconfiando de tudo e todos...


Em questão de segurança, vale aquele velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”. Eis algumas precauções que você tomar para manter seu notebook em maior segurança:


Para onde quer que você vá, avalie se você realmente fará uso do seu notebook.


Se realmente for necessário, transporte-o de forma segura: para você e para o equipamento. Muita gente recomenda colocar o notebook em uma sacola ou mochila velha para não chamar muita atenção, mas este meio pode prejudicar o hardware do computador, corre o risco de molhar, resumindo: não faça isso. Utilize uma mochila, bolsa ou pasta apropriada, hoje existem vários modelos que não aparentam ser especiais para notebook.


Em questão de transporte, quando você transportar o notebook no carro ou no táxi, ao usá-lo faça com a maior discrição possível e ao enfrentar um congestionamento, guarde o portátil, pois nesta situação você e o notebook ficam mais suscetíveis. Caso contrário, guarde-o no porta-malas. É o local mais seguro e discreto para manter o notebook, principalmente se for deixá-lo no carro após estacionar (nunca deixe o notebook em cima dos bancos ou do painel). Usar o notebook em transportes públicos como onibus, trem ou metro, obviamente, não é recomendado.


Em viagens áreas, transporte o notebook como bagagem de mão para evitar dano, furto ou perda.


Trava de notebook

Ao chegar ao local desejado, mesmo sendo ambientes coorporativos ou aparentemente tranqüilos, sempre mantenha seu notebook preso com cabo de segurança (foto).  Pode parecer exagero, mas acredite, não é difícil acontecer furtos dentro de ambiente de trabalho. E para aumentar a segurança, compre um tipo de cadeado que quando o cabo é rompido ou a senha colocada é errada, dispara um alarme. Um pouco inconveniente para os “esquecidos” de senha, mas muito útil em se tratando de segurança. E se deixar o notebook no local de trabalho, além de prendê-lo, também é necessário trancar a porta.


Na escola ou na faculdade, não deixe seu notebook na sala enquanto você vai, por exemplo, tomar um café durante o intervalo de aula. No máximo, deixe o portátil aos cuidados de alguém de sua confiança, porém lembre-se que a responsabilidade é sua. Se você for professor ou palestrante, realiza workshops ou executa qualquer atividade semelhante, também deve manter o seu notebook junto a você, especialmente depois do dispositivo ter sido desconectado de um projetor ou algo do gênero.


Se você estiver em um restaurante não descuide do notebook na hora de fazer o seu prato no Buffet, mesma coisa vale para hotéis na hora do check-in. Um pequeno descuido é o suficiente para ele ser furtado. Verifique se os lugares têm guarda volumes ou reveze com um amigo para vigiar enquanto você faz os procedimentos.


Por prevenção, evite manter dados confidenciais armazenados no notebook para evitar acesso indevido às informações pessoas ou da empresa. Caso o notebook armazene confidencias, use criptografia para proteger seus dados.  E por último, ao utilizar o notebook em um lugar público, repare se não está sendo observado. Ao deixar o local, preste atenção para ver se não está sendo seguido. Se desconfiar de alguma coisa, pare em algum lugar seguro e aguarde. Chame um táxi, procure a polícia ou um segurança do estabelecimento (se for o caso), se continuar sentindo perigo.