CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Como limpar notebook?

Além da questão de higiene, limpar o notebook é fundamental para manter o bom funcionamento do equipamento. Acúmulos de resíduos e poeira podem causar danos ao equipamento, como riscos ou bloquear as saídas de ar.

Mas para muitos usuários, a limpeza da parte física de qualquer equipamento eletrônico acaba se tornando uma tarefa complicada, não pelo trabalho em si, mas pelo medo de fazer algo errado e danificar o aparelho e pela ambigüidade de informações pesquisadas.

Para ajudá-lo, vamos fornecer procedimentos simples e seguros para manter seu notebook limpo!


Preparação


Antes de começar a limpar o equipamento, alguns procedimentos devem ser feitos e algumas informações devem ser claras:


- Leia o manual de instruções do notebook para ver se há especificações ou dicas referentes a limpeza.


Como remover a bateria

- Desligue o notebook, se estiver conectado a energia elétrica, desconecte. Retire todos os acessórios conectados ao USB ou outras entradas do micro e principalmente a bateria. Caso não saiba retirar a bateria, verifique no manual. Porém olhando a parte de baixo do notebook você verá uma trava de segurança (como mostra a foto), empurre-a para direção contrária que está e por meio dela conseguirá remover a bateria.


- Após fazer estes itens a máquina está preparada para ser limpa, mas só para prevenir é bom lembrar que o notebook tem componentes mais sensíveis, logo precisam de mais cautela, que não pode entrar água no equipamento e que as teclas não são removíveis (como as do teclado de desktop).


- Você irá precisar de: pano macio que não solte fiapos, água, detergente neutro, cotonete, pincel fino com cerdas macias ou uma escova de dente, bomba de ar manual, lata de ar comprimido ou secador de cabelo que tenha ar frio. E sobre o álcool isopropílico entraremos em especificações depois.


- Todos os produtos com abrasivos são PROIBIDOS: nada de álcool comum, cloro, removedor nem solventes derivados de petróleo. Também não utilize aqueles panos para limpar óculos, pois estes contém silicone.


 Depois de todas essas dicas, podemos começar a limpeza do notebook.


Limpeza da tela


Como limpar a tela do notebook

Antes de qualquer coisa, lembre-se que a tela do notebook é muito sensível, por isto NUNCA pressão sobre ela.


Se a tela do seu notebook não estiver muito suja, passar com movimentos circulares um pano umedecido com água e depois finalizar com um pano seco já irá resolver o problema.


Se o pano com água não resolver, aplique também com movimentos circulares uma mistura de água com detergente neutro (medida de 5 para 1), colocada sobre o pano e em seguida passe uma flanela seca para eliminar possíveis resíduos.


É possível fazer este procedimento com papel toalha macio ou até mesmo papel higiênico, mas é preciso atenção porque o papel, quando molhado, começa a se desfazer. Você também pode pesquisar por produtos específicos para este tipo de limpeza. Eles são encontrados com facilidade em lojas de informática. E é importante a dica de nunca jogar o produto ou mistura direto no notebook, o correto é despejar no pano ou papel que utilizará a quantidade adequada.


Limpeza do teclado


Itens que auxiliam a limpeza do teclado

Como já falamos anteriormente, as teclas de um notebook, diferentemente de um teclado convencional, não são possíveis de retirar. Por isto a limpeza fica um pouco mais trabalhosa.


Primeiro, pegue o pincel ou a escova de dente (desde que não esteja úmida), para tirar o excesso de sujeira entre os espaços das teclas.  Se tiver acumulado muita sujeira, você pode utilizar a bomba de ar manual, lata de ar comprimido ou secador de cabelo no ar frio.


Para as teclas, usar o pano macio levemente umedecido já basta, e a remoção das sujeiras sobressalentes pode ser feita usando os bastonetes de algodão.


Se por acidente alguma tecla soltar, não se desespere, nem tente encaixá-la de volta. Leve a junto com o notebook a uma assistência autorizada. O valor do serviço será mínimo, quando não de graça!


Limpeza da área externa e ao redor do teclado


Dica para limpar Macbook.jpg

Para a parte externa ou ao redor do teclado do notebook a regra é a mesma para o LCD. Pano umedecido com água ou com uma mistura de água mais detergente. Só que neste caso é necessário maior cuidado com quantidade de água no pano, porque caso ela escorra, pode cair nas áreas de ventilação e danificar o equipamento. E Para alguns computadores como o MacBook White, que por serem foscos aderem um pouco mais de sujeira, você pode passar aquela borracha escolar branca que não solta tanto farelo, como mostra a imagem.


Entradas de componentes e saídas de ar


O notebook possui diversas saídas de ar, algumas posicionadas na lateral do equipamento, outras na parte de trás. Elas merecem atenção especial porque retiram o ar quente de dentro do computador e, com o tempo, são bloqueadas por sujeira.


Novamente você tem as opções de usar ar comprimido em lata, a bomba de ar manual ou secador de cabelo no ar frio. E analise o ângulo de aplicação para que a poeira não vá para dentro do notebook nem gire as pás do cooler. Caso preferir, utilize o pincel.


Você também pode usar cotonetes para remover as sujeiras. Em último caso, use novamente um pano levemente umedecido em água para remoção da sujeira maiores, que ficam por fora da ventilação e teimam em não sair.


Considerações finais


Álcool Isopropílico

Apesar de estarmos tomando cuidado, acidentes acontecem - se cair líquido no notebook desligue o equipamento e retire sua bateria imediatamente. Leve a máquina para uma assistência técnica, pois tentar arrumá-la pode piorar o problema.


E para encerrar, vamos resolver o assunto do álcool isopropílico. Este é um ponto que gera controvérsias entre os especialistas devido ao álcool isopropílico possuir composição diferente do álcool tradicional. Alguns afirmam que ele pode ser aplicado sem problemas, outros dizem que seu uso deve ser feito somente em último caso, quando há alguma sujeira difícil de tirar. Enfim, a discórdia termina quando se trata das telas - peças nas quais essa substância nunca deve ser utilizada - e por conta das diferentes opiniões, o melhor a fazer é entrar em contato com o fabricante da máquina para verificar o procedimento correto na hora da limpeza.