CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Cuidados com notebook

Apesar dos notebooks estarem cada vez mais resistentes, eles ainda precisam de cuidados básicos para aumentar sua durabilidade e desempenho. Separamos algumas dicas de cuidados físicos e lógicos nos seguintes tópicos:


Ambiente



  • - O notebook deve ser mantido em ambiente ventilado e arejado, de preferência com temperatura entre 10°C a 35°C.

  • - Evite locais com muita umidade e também com forte incidência de luz solar.

  • - Previna mudanças bruscas de temperatura, que podem provocar condensação dentro da máquina, levando à oxidação dos componentes.

  • - É recomendado colocá-lo a uma distância mínima de 13 cm de aparelhos elétricos que geram campos magnéticos, como TV, geladeira e alto-falantes de grande potência.

  • - Não utilizar diretamente o notebook sobre superfícies instáveis como sofás, almofadas ou cobertores, pois provocam o superaquecimento e facilitam a entrada de poeira. Os coolers normalmente ficam na parte de baixo e sugam toda a sujeira da superfície onde o notebook se encontra.

Limpeza



  • - Quanto menos sujar, menos você terá que limpar, por isto evite comer perto de seu notebook. E por precaução também não beba porque a queda de líquidos no equipamento gera danos.

  • - Limpe sempre seu computador quando ele estiver desligado. Use para a limpeza, pano macio e que não solte fiapos umedecido em uma mistura de água e detergente neutro ? álcool etílico não é recomendado e em relação ao álcool isopropílico, alguns afirmam que ele pode ser aplicado sem problemas, outros dizem que seu uso deve ser feito somente em último caso, quando há alguma sujeira difícil de tirar.

  • - Para remover a poeira e a gordura do Touchpad usar uma fita adesiva.

  • - Para se livrar do pó e da sujeira que caem entre as teclas existe um pequeno aspirador feito para computadores, ou você pode simplesmente recorrer ao convencional pincel com cerdas macias, sempre com muita cautela para não afundar mais as partículas para dentro do teclado.

  • - Lembre-se que o acúmulo de sujeira pode acarretar um aumento da temperatura. Um notebook limpo tem mais estabilidade de temperatura, diminuindo as chances de dano.

Bateria e Seu Condicionamento



  • - É importante verificar as informações passadas pelo fabricante em relação às primeiras recargas e o melhor método para manter a durabilidade da peça. E procure usar baterias originais no momento em que a troca for necessária.

  • - Realize ciclos completos de carga e descarga, ou seja, recarregar o aparelho quando o sistema indicar, utilizando-o até o fim.

  • - A recarga deve sempre ser realizada com a bateria em temperatura amena, evitando carregar o Notebook sob o sol e seu superaquecimento.

Tela (Touchscreen e LCD)



  • - Evitar tocar a tela LCD, pois este tipo de tela não é coberto por uma dura e grossa camada de vidro como os monitores convencionais e sim uma leve, sutil membrana que se pressionada pode danificar os pixels

  • - Para os notebooks que possuem telas Touchsreen, vale à pena lembrar que é necessário sempre estar com as mãos higienizadas para utilizar este tipo de tela e que o fato de ser configurada para aceitar toque manual não significa que ela é resistente a sujeiras, riscos e outros danos

  • - Tomar o devido cuidado com produtos de limpeza na tela do notebook, LCD ou Touchscreen, eles podem sombrear e descolorir parte da tela.

  • - Não deixar objetos entre o teclado e o monitor quando o Notebook estiver fechado

HD


A causa mais comum dos defeitos em notebooks são as falhas no disco rígido (crashes). Isto porque o HD é um dos componentes mais delicados em qualquer tipo de computador portátil. Usar regularmente um programa de manutenção de HD, rodar pelo menos uma vez por mês uma aplicação de reparo e a remoção de arquivos supérfluos, utilizar desfragmentadores de disco rígido, desligar o notebook da maneira correta e principalmente evitar ao máximo mover o notebook de lugar enquanto o disco rígido estiver em funcionamento são as principais dicas para evitar problemas em seu HD.


Superaquecimento do HD


Um HD, quando utilizado de maneira incorreta pode superaquecer e isto pode acarretar em uma perda de todas as informações gravadas nele. Os fabricantes de HD recomendam para um uso normal a temperatura de 35º à 40ºC, em temperaturas elevadas como 75º você dobra as chances de estragar seu HD.


Superaquecimento do processador?


Quanto mais rápido seu processador, mais calor ele irá gerar. O processador tem um dissipador de calor próprio e quando está muito sujo ele começa a não resfriar direito a peça, acarretando em alta temperatura do processador e conseqüentemente danifica ou gera desligamentos aleatórios como forma de proteção contra sua queima.


Fonte


Não é recomendável a troca de adaptadores AC e recarregadores de baterias entre qualquer computador portátil. Mesmo se eles tiverem a mesma saída em número de volts e conectores iguais. O suprimento de energia na quantidade errada pode tostar o adaptador de AC e fritar a bateria do notebook. Quando comprar um adaptador, certifique-se que ele produz a mesma carga de volts tal como a mesma carga de amperes.  Poucos amperes fazem com que o adaptador trabalhe com capacidade maior para tentar suprir a energia do notebook e muitos amperes e o suprimento de energia de seu computador pode ser danificado.


E para conservar melhor a fonte, não retire a capa de isolamento dos cabos de conexão e nem os torça. Não retire da tomada puxando pelo cabo e sim desconectando pelo plug.


Transporte


O notebook possui peças pequenas e delicadas por isso trepidações, pancadas, movimentos bruscos e principalmente quedas podem causar sérios danos ao equipamento.


Caso seja necessário transportar o seu notebook, ele deve ser carregado em um acessório adequado para manter o produto seguro.


As bolsas, mochilas e maletas desenvolvidas especificamente para o transporte de computadores portáteis têm alças reforçadas e cintos para o produto não chacoalhar durante o percurso. Também protegem o notebook contra umidade, variações de temperatura e quedas.


Manutenção preventiva


Recomenda-se a realização de manutenção preventiva a cada seis meses. Na manutenção preventiva, efetua-se a revisão completa: limpeza do equipamento internamente e externamente, contatos , pasta térmica adequada no processador , memória, cooler.