CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Dicas para comprar notebook Parte II

Drive ótico



Apesar da popularização de pendrives e cartões de memória, ainda vale a pena um laptop com leitor/gravador de CD/DVD, pois muitos softwares têm sua instalação a partir deste dispositivo. Alguns equipamentos têm a tecnologia Lightscribe, que permite imprimir um rótulo no próprio corpo do CD/DVD, sem usar adesivos (somente a mídia especializada). Um drive Blu-Ray também pode ser uma boa idéia se você pretende comprar ou assistir DVDs com esse formato.


Capacidade


A capacidade do seu notebook vai variar de acordo com as configurações quatro componentes essenciais: processador, memória RAM, disco rígido (HD) e bateria.



Processador:


Processadores da AMD e Intel

Quanto ao processador, na maioria das vezes não é necessário escolher o mais poderoso, mas também não é recomendável escolher um modelo já bastante ultrapassado. Muita gente se impressiona com o valor absoluto que é estampado e não analisa a estrutura por completo.


Para saber se o processador é capaz de suprir suas necessidades, verifique sua velocidade de processamento. Muitos notebooks já vêm com processadores de mais de um núcleo. Explicando de forma simples: quanto maior a quantidade de núcleos, melhor e mais caro.


Para quem não necessitará de muita potência, os modelos mais básicos da linha de dois núcleos (dual core) são suficiente. Agora se for preciso um que suporte programas pesados como de edição de vídeo, os mais potentes da linha de dois núcleos pode ser o suficiente. Caso o usuário realize muitos trabalhos e ao mesmo tempo, a Intel lançou o modelo Core i7, uma das mais potentes, roda vários programas pesados, simultaneamente, sem problemas. Mas para a maioria dos usuários é muita capacidade para poucos recursos usados.


Decidindo sua necessidade, é só comparar a capacidade de poupar energia de cada um e os valores. Lembre-se que o processador é um investimento, se bem escolhido, você não precisará fazer um upgrade em sua máquina tão cedo.


Memória RAM


Pentes de Memória RAM

A disponibilidade de memória costuma ser o principal fator de desempenho quando o usuário mantém mais de um programa aberto ao mesmo tempo. E a regra de sempre também vale: ?quanto mais, melhor?, pois quanto maior ela for, maior é sua capacidade de processar diversas informações simultaneamente e mais rápido as tarefas serão executadas. Um notebook de 512 MB pode ser suficiente para quem utiliza apenas programas leves, mas o recomendável é ter, no mínimo, 1 GB de memória RAM. Para sistema operacional Windows Vista, o ideal é ter 2 GB.


Dê preferência aos modelos que permitem a expansão dessa capacidade, ou seja, a possibilidade de aumentá-la conforme a necessidade, mas lembre-se que memórias para notebooks não são tão baratas assim.



Disco Rígido (HD)


Disco Rígido - HD

Os HDs para notebooks são fisicamente menores do que os modelos usados em PCs. Essa característica faz com que esses dispositivos sejam, geralmente, um pouco mais caros. Por isso, a escolha de um HD de acordo com sua necessidade. É uma questão de lógica: se você pretende salvar e guardar arquivos, não é interessante um HD com baixa capacidade. No entanto, notebooks não são considerados estações de trabalho para armazenamento e discos rígidos com alta capacidade para laptops são muito caros, só considere esta possibilidade se realmente tiver necessidade. Detalhe importante: atente para a freqüência de um HD, quanto maior ela for mais rápido o disco trabalha, porém mais energia ele consome. Pense também na viabilidade de adquirir um notebook com capacidade razoável (80 a 120 GB) e utilizar um HD externo como complemento.


Para quem busca desempenho e, ao mesmo tempo, economia de energia, unidades de armazenamento SSD são uma boa opção, embora mais caras.


Bateria


Bateria de notebook

A grande vantagem em se adquirir um notebook é sua mobilidade. Para poder levá-lo para qualquer lugar com tranqüilidade, sem ter que ficar se preocupando com a proximidade de uma tomada, é necessário que a bateria dure tempo o suficiente para você realizar suas tarefas. Logo, quanto maior for a duração da bateria de um modelo, melhor.


A primeira coisa a ser analisada é o tipo de bateria, atualmente é recomendável o uso de baterias do tipo íons de lítio (li-ion) ao invés das feitas de íons de níquel. As baterias li-ion costumam ter carga mais duradoura, sua vida útil é maior, não acrescentam custo considerável ao notebook e também não ?viciam? como as de níquel. Os laptops da Apple já utilizam a bateria de lítio-polimero, que carregam mais rápido.


Um detalhe importante: se você precisa usar seu notebook pela bateria constantemente, é recomendável adquirir um modelo de um fabricante que oferece baterias vendidas separadamente para sempre ter uma de reserva. Considere também n hora da compra a quantidade de células existentes, que variam entre 3 e 9. Na prática, quanto mais células, maior a capacidade da bateria.



Portas e Conectividade


Portas e conexões de um notebook

Essa é uma das questões que muitos usuários acabam esquecendo ou não dando o valor necessário. Em qualquer computador é essencial ter portas USB. Em notebooks, o mínimo necessário são duas portas (para conectar impressoras, câmeras digitais, MP3-players, mouses, etc), mas o ideal são três, porque a maioria das vezes uma entrada fica ocupada com mouse. Conectores para microfones e fones de ouvido, também não devem ser dispensados.



Alguns modelos de notebook oferecem portas FireWire (IEEE 1394) e leitor de cartões Flash. O FireWire é pouco usado, por isso, é importante tê-lo apenas se você utiliza alguma aplicação que faz uso dessa porta. Há também notebooks que contam com uma porta infravermelho para comunicação com outros dispositivos, porém esse recurso tende a não ser mais usado, já que há alternativas melhores, como as conexões Bluetooth. Também é essencial contar com Wi Fi, afinal, é cada vez mais comum encontrar redes sem fio disponíveis em lugares públicos, porém considere uma entrada de rede (uma vez que WiFi são instáveis e nem sempre disponíveis). Felizmente, praticamente todos os notebooks atuais oferecem essa tecnologia. A tendência é que a nova geração de laptops já venha também com tecnologia 3G, mas enquanto isso não vira padrão do mercado, não se preocupe.


Embora não essencial, também vale a pena contar com uma porta HDMI. Ela permite, por exemplo, exibir imagens de alta definição do notebook para um televisor LCD ou para um projetor. Ou pode-se optar pela versão mais barata: o conector VGA, que também conecta a estes eletrônicos, só que não em alta definição.



Continue lendo: Dicas para comprar um notebook - Parte III