CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Dicas para comprar notebook Parte III

Placa e Memória de vídeo e Chip Gráfico


Enquanto você apenas baixa e-mails, atualiza planilhas e escreve textos, a memória de vídeo é um item secundário. A partir do momento que você vai mexer com imagens, aplicativos 3D, games de última geração ou assistir filmes, é recomendável escolher um notebook com um bom chip gráfico. Neste caso verifique se a memória da placa de vídeo (VRAM) é exclusiva - UMA (Universal Memory Architecture) - ou se é compartilhada da memória RAM principal - SMA (Shared Memory Architecture). Se escolher uma compartilhada, que seja em um notebook com pelo menos 2 GB de memória RAM. Se optar por aparelhos com VRAM exclusiva, é recomendável que esta tenha ao menos 64 MB de capacidade. Sempre que possível, opte com notebooks com memória dedicada (placa offboard).


Sistema Operacional


É inegável que o Windows é o mais popular entre os sistemas operacionais. Por conta disso, muitos usuários já são familiarizados com ele e demoram a se adaptar a outras plataformas.


Se você quer/precisa de um notebook com o Windows, é recomendado que você procure por notebooks que já tenham este sistema operacional instalado, assim sai mais barato e é mais prático do que adquirir a versão do sistema (original) depois. Alguns notebooks vêm sem sistema operacional instalado ou com alguma versão do Linux, pois assim tornam os custos mais acessíveis.

Independente do custo, logicamente todos os usuários podem se adaptar a novos sistemas operacionais como Linux e o Mac OS (sistema operacional da Apple). Caso a adaptação não ocorra, não é motivo para se desesperar: é possível repartir o HD para instalação do Windows, por exemplo, ou instalar o novo sistema por completo. Não é uma tarefa muito simples, mas uma boa assistência técnica pode resolver a situação por uma faixa de R$ 50,00.


Webcam


Por mais que muita gente considere-as como desnecessárias e nem esteja presente em todos os aparelhos, elas podem ser muito úteis dependendo da situação. Webcam são câmeras que permitem a transmissão de voz e vídeo através da Internet em tempo real e também permitem aplicações como videoconferência ou a criação de um sistema de vigilância doméstica.


Se você é alguém que viaja constantemente e pretende utilizar o notebook para trabalho, a câmera integrada é ideal e para isso. E uma webcam de 1.3 megapixel já é suficiente.


Também é possível comprar uma câmera separadamente e conectá-la através de entradas USB, mas isso limita a movimentação e é pouco prático. Mas se você quer utilizar a webcam apenas para conversas no MSN, a câmera externa pode resolver seus problemas.


Peso


Quem carrega um notebook de um lado para o outro sabe que esse item é importante. E muitos dos critérios já vistos neste artigo influenciam no peso final de um notebook. Uma tela maior é mais pesada, uma bateria extra significa mais peso etc.


E isto vai variar de acordo com a sua necessidade. Se o notebook é para substituir o seu desktop e você só irá movimentá-lo de vez em quando, um de 3 a 4 quilos não irá afetar o seu dia-a-dia. Mas se for necessário a praticidade na hora de carregá-lo, você pode optar por netbooks, notebooks com uma duração de bateria menor ou os que tem uma tecnologia mais avançada, que são bem mais leves e geralmente são mais caros.


Confira a configuração completa


Apesar de termos explicado todas as peças necessárias em um notebook em itens separados, geralmente, o notebook geralmente vem ?fechado? com uma configuração definida pelo fabricante (embora seja possível fazer upgrades). Mas isto não é uma regra geral, pois já existem empresas que permitem o usuário escolher a configuração, como a Dell, a HP e Itautec.


Independente da maneira que você for comprar um notebook, o importante é comparar o que um modelo de notebook lhe oferece a mais em comparação com outros modelos. Procure saber os diferenciais de um modelo e veja se você terá benefícios com ele. Mas não exagere, como dito ao longo deste guia, tudo deve ser analisado a partir de sua necessidade.


Não adianta investir em um notebook top de linha se for para usá-lo apenas para acessar o Orkut e conversar com amigos no MSN, assim como também não é interessante comprar um de baixa potência para tarefas pesadas.


Se for sua primeira vez comprando um notebook, pode demorar um tempo para você entender direito para quê cada peça serve e pesquisar entre os modelos no mercado, mas, seguindo essas dicas, você saberá reconhecer as características de maior ou menor importância e terá um notebook perfeito e com muito tempo pela frente.