CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Dicas para comprar notebook usado

Antigamente era um ótimo negócio comprar notebook usado já que o preço de qualquer equipamento simples era muito mais alto. Atualmente a situação é diferente, com algumas empresas produzindo notebooks no Brasil e com a queda na cotação do dólar é possível comprar ótimos notebooks baratos e novos.


E de certa forma isto também aumentou a quantidade de ofertas de notebooks usados. Existem pessoas que trocam de notebook todos os anos e precisam se desfazer dos seus notebooks usados. Na maioria das vezes estes laptops são semi novos e ainda podem ser utilizados para realizar tarefas simples como acessar a internet, usar editores de texto, planilhas e bater papo no msn, orkut, etc.


Na hora de comprar um notebook, principalmente se for usado, o usuário deve tomar uma série de cuidados, verificando desde a carcaça do aparelho até as condições da bateria e da tela de cristal líquido.


O primeiro passo é informar-se quanto às características técnicas do dispositivo e as exigências dos programas que serão rodados na máquina. E antes de comprar um notebook usado é importante verificar a situação do equipamento pessoalmente.


Exija nota fiscal e informe-se sobre a procedência do notebook por meio de informações sobre o primeiro dono e sobre os usos dados ao dispositivo e caso não haja nota fiscal, guarde um comprovante da compra que, em alguns casos, dá direito à garantia.


Muitas vezes, os antigos donos não guardam manuais, CDs para restaurar as configurações originais e outros adicionais que acompanhavam o computador portátil quando ele saiu da caixa. E todos os equipamentos que originalmente acompanhavam o dispositivo, caso estejam disponíveis, devem ser entregues ao novo dono, mas a fonte de energia é o mínimo que deve ser entregue ao comprador que opte por um computador portátil usado e lembre-se que bateria de notebook costuma ser muito cara e uma bateria muito usada pode segurar pouca carga obrigando você a comprar uma nova.


Quando for avaliar o notebook pessoalmente, vale a pena dar uma olhada nas quinas do dispositivo, bem como em partes mais expostas e possíveis de se quebrarem com o tempo - molas dos botões que liberam a abertura do dispositivo, encaixes de cabos, dobradiças, entre outros. Arranhões na carcaça do notebook, se não comprometerem o funcionamento da máquina, podem ser usados como argumento na hora de pechinchar. Portanto, atenção ao aspecto da máquina como um todo.


E o consumidor deve procurar falhas na tela do notebook - displays com pontos luminosos que exibem cores que não condizem com a imagem apresentada devem ser evitados. O megapixel queimado - identificável como ponto preto - pode ser sinal de uma falha no mecanismo da tela LCD como um todo, o que pode levar a um problema mais sério com o display em pouco tempo.


Veja se todas as teclas do teclado do notebook estão firmes e se estão realmente funcionando. Muitas vezes devido ao acumulo de sujeira no teclado do notebook algumas teclas podem apresentar falhas o que gera a necessidade de algum custo na assistência técnica para limpar o teclado do notebook usado.


Por meio das configurações, o usuário deve conseguir avaliar quanto tempo, em média, ele ficará com o notebook. Trata-se de vida útil do aparelho, que deve ser avaliada e pesada na hora da compra - afinal, vale a pena gastar um determinado valor por um computador que terá de ser trocado muito em breve? Ou é melhor economizar um pouco mais para comprar outro notebook com maior vida útil?


Todas as lojas permitem que o usuário teste o aparelho antes de adquiri-lo. Mesmo oferecendo produtos para compra online, os representantes das empresas não cansam de lembrar a importância do teste na hora da compra. Quando não é possível ver o notebook antes de comprar como é o caso da compra feita pela Internet em sites como o Mercado Livre pergunte ao vendedor todas as características do equipamento. Prefira comprar de pessoas que moram na mesma cidade que você para que no ato do fechamento do negócio e pagamento você possa ver o notebook funcionando.


E o consumidor deve optar por locais que prestem algum tipo de assistência pós-venda e tenham reconhecimento no mercado. Assim, fica menos exposto a produtos de origem duvidosa.