CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Notebook ideal para jogos

No Brasil, as máquinas com capacidade de desempenhar os jogos atuais têm o custo muito elevado, principalmente se colocarmos em perspectiva os desktops com configuração para a mesma finalidade.


Notebook Asus 3D

Talvez pareça exagero ter um notebook top de linha, mas quem é fanático por jogos ou trabalha muito com arquivos multimídia sente a necessidade de uma super máquina. Caso você tenha interesse por notebooks voltados para jogos, daremos dicas para os componentes e para configuração ideal a seguir!


Para começar, vamos falar da CPU. Aqui não tem jeito, processadores de múltiplos núcleos são obrigatórios - no mínimo deve ser usado um dual core e o top de linha seria o Xeon Quad Core X3370 (sim, são os mesmos usados em bons servidores!).  Mas tudo isso irá depender do quanto você tem disponível para gastar com este componente.


Os jogos mais recentes e pesados,exigem bastante trabalho das placas de vídeo que, por sua vez, exigem da memória RAM. Os sistemas operacionais mais recentes não funcionam com menos de 256MB de RAM, prejudicando a performance do computador. No Vista, por exemplo, 512MB é o mínimo necessário pra que ocorra a instalação. Por isso, os computadores atuais possuem, ao menos, 1GB de memória. Você irá encontrar notebooks voltados para jogos com até 8 GB de memória, mas para maior parte das situações 4 GB já são suficientes e menos do que isto é bobagem para quem deseja jogar.


Placas de vídeo com memória dedicada oferecem um maior desempenho, pois acessam as informações mais rápido do que as que partilham a memória RAM da máquina com o processador. A Placa gráfica (GPU): Sem dúvida, o item mais importante. Escolha placas de vídeo distintas, da nVidia ou AMD, e que possuam ao menos 512 megabytes (MB) de memória gráfica dedicada. Alguns laptops utilizam uma única placa gráfica, como a nVidia GeForce 9600M GT, de 512 MB. Já notebooks topo de linha chegam a utilizar duas placas conjuntas, como a dual ATI Radeon HD 4870, ou duas placas da nVidia que trabalham juntas. Fique de olho também em notebooks que ofereçam placas nVidia GeForce GTX 260 ou 280. A diferença de tudo isso é, principalmente, o valor.


Notebook Alienware

Mas de nada de adianta tanta qualidade de imagem, se a tela for pequena! Grande parte dos notebooks para esta categoria possui telas com bom campo de visão e alta resolução. As telas ideais são as de 17 ou 18 polegadas, com resolução de 1920 por 1200 pixels. Modelos com resolução de 1650 por 1080 pixels ou menos, em geral têm configuração inferior.


Em questão de conectividade, os notebooks para jogos são completos, contam com atéseis portas USB, saída HDMI, eSATA, etc. Pense em uma conexão e pode apostar que estes notebooks terão.


E se preocupar com o teclado e o áudio? Nestes notebooks, nem pensar! Estes equipamentos high-end contam com excelentes marcas de alto-falantes (Harman, Altec-Lansing, Kardon) e com um teclado completo e um largo touchpad. Apesar de que, por praticidade e questões ergométricas, você utilizará de um mouse real.


Em resumo, você deve procurar a melhor máquina. Com processador de alto desempenho e bastante memória RAM. Leitor de DVD é obrigatório, bem como um disco rígido com bastante espaço, uma boa placa de vídeo dedicada e uma boa tela de 17 polegadas, no mínimo. Se possível opte por um modelo que ofereça Blu-ray também. E lembre-se que todo esse poder tem um peso e um valor alto ? essas máquinas podem facilmente pesar quase 7 quilos (daí serem chamados de desktops portáteis) e custar mais de R$ 6.000,00 facilmente!