CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Vocabulário de Informática Parte I

Na hora de comprar um notebook ou até mesmo um desktop, muitos usuários não fazem idéia do que as siglas das configurações significam e acabam comprando pela regrinha do “quanto mais, melhor”. Apesar disto poder dar certo, é melhor estar a par do que realmente você está investindo e saber essas informações quando o seu equipamento der problema. Para ajudar explicaremos algumas siglas utilizadas tanto em termos lógicos quanto físicos das máquinas:


ACPI - Advanced Configuration & Power Interface (Interface de Energia e Configuração Avançada) é a evolução do APM, uma tecnologiaque permite ao sistema operacional desligar automaticamente periféricos para economizar energia.


AGP - Accelerated Graphics Port (Porta Gráfica Acelerada), É um barramento de dados feito sob medida para as placas de vídeo, aparece como um slot marrom na placa mãe. É utilizada para acelerar o processamento de imagens 3D.


APM - Advanced Power Management (Gerenciamento Avançado de Energia). Sistema avançado de gerenciamento de energia que permite diminuir o consumo elétrico do computador. Útil principalmente em notebooks.


BIOS - Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída) espécie de software responsável por várias tarefas que são executadas do momento em que você liga seu PC até o momento em que seu Windows (ou outro sistema operacional) começa a ser carregado.


Bluetooth - É uma tecnologia que permite você conectar seu notebook ou computador com outros aparelhos eletrônicos que possuem a mesma tecnologia para compartilhar arquivos, músicas, fotos, sem a necessidade de fios.


Boot ? Boot é um termo em inglês que significa processo de inicialização do computador.


CDs de recovery - O CD de recuperação é um aquele que contém uma imagem de seu HD no momento da gravação, e normalmente é usado para formatar e restaurar seu sistema operacional quando há algum defeito.


Cooler - Serve para auxiliar no controle de temperatura do sistema e evitar superaquecimento. Nada mais é que uma, duas, ou até três ventoinhas que ajudam a manter o sistema numa temperatura mais resfriada


CPU - Central Processing Unit (Unidade central de processamento) é outro nome dado ao processador, onde todas as ações do computador ou notebook acontecem.


DDR - Double-Data-Rate(taxa dupla de transferência em português), significando que esta tecnologia permite que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo na memória.


DIMM - Dual in-line Memory Module (Módulo de Memória em Linha Dupla), é um termo usado para identificar pentes de memória que possuem circuitos distintos em ambos os lados.


DMA - Direct Memory Access (Acesso direto a memória) é uma recurso da placa mãe que permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem consumir poder de processamento do processador.


DPI - Dot Per Inch (Pontos por Polegada), significa o valor da resolução à composição de imagens. Informa a quantidade de pixels existentes em uma polegada quadrada.


Drive Óptico - É um dispositivo de leitura e gravação, tanto de CD quanto de DVD. Os melhores drives ópticos são aqueles que possuem maior velocidade de leitura.


Driver - um dispositivo de driver ou um software de driver é um programa de computador que permite a comunicação de alto nível entre os programas do computador com a interação dos dispositivos de hardware.


Dual View - Este recurso, encontrado em quase todos os notebooks, permite acoplar um monitor externo na saída VGA encontrado atrás do aparelho, para ampliar as imagens do notebook em apresentações, ou como substituição da tela por uma tela com maior resolução.


Dual-core - É um processador que possui dois núcleos independentes na mesma plataforma. Desta maneira, as atividades são divididas tornando o computador muito mais rápido.


Endereço de IP - é o “endereço” da sua máquina, uma identificação pela internet.


EULA - End User License Agreement (Contrato de Licença de Usuário Final) é o contrato com os termos que você aceitar antes de instalar programas.


FDD - Floppy Disk Drive, o drive de disquetes.


Full HD - Uma tela Full HD possui resolução widescreen de 1920 x 1080p. É uma altíssima resolução e a melhor qualidade de imagem possível encontrado em computadores e notebooks.


GHz - Gigahertz. Define a velocidade de resposta do processador, ou seja, quanto mais GHz, mais rápido será o processador em gerencia suas tarefas.


GPU - Processor Unit ou Unidade de processamento Gráfico. É o "processador" da placa de vídeo.


Hardware - É tudo que é material em um computador. Todos os equipamentos, acessórios, dentro e fora que necessite de um processamento. Parte física dos notebooks e desktops.


HD (Hard Drive)/HDD (Hard Disk Drive) - O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.


HDMI - (High-Definition Multimedia Interface) significa interface multimídia de alta definição. HDMI é um sistema de conexão de alta tecnologia capaz de transmitir áudio e vídeo através de um único cabo. É totalmente digital e proporciona imagens de altíssima qualidade.


HTT - Liga o processador diretamente nas memórias, pois já possui sua própria controladora de memória.


Interface - Meio físico ou lógico através do qual um ou mais dispositivos ou sistemas incompatíveis conseguem comunicar-se entre si.


LCD - vem de Liquid Crystal Display, ou Display de Cristal Líquido. São os monitores mais atuais que dispensam tubo de imagem traseiro e têm melhor definição de imagem.


LED - Light Emitting Diodes (Diodo emissor de luz). Nas telas de LED, milhares de micro lâmpadas independentes (LED’S) iluminam o painel, e esta tecnologia proporciona economia de até 40% no consumo de energia elétrica.