CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS

Artigos

Vocabulário de Informática Parte II

Finalizando o artigo sobre vocabulário de informática, veja e entenda o significado das siglas a seguir!


MAC - Macintosh, ouMac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela Apple Inc.. Tem como símbolo uma maçã e é os computadores são muito utilizados para o tratamento de vídeo, imagem e som.


MB / GB - é a sigla paramegabyte/ gigabyte, utilizados em diversos produtos para indicar capacidade de memória e/ou espaço útil em mídias como pen drives e HDs.


Memória RAM - Ramdom Access Memory (Memória de acesso aleatório), esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.


MHz - Megahertz. Representa normalmente a velocidade com que as informações são transmitidas do CPU para a placa mãe.


OS - Operational System (sistema operacional) é uma coleção de programas que fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, mantém a integridade de sistema, inicializa o hardware do computador, fornece gerencia, escalonamento e interação de tarefas.


PC - Um computador pessoal ou PC(do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo (em comparação com maquinas maiores), que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos.


PCI - Peripheral Component Interconnect(Interconector de Componentes Periféricos), um tipo de conexão para conectar PCs. Oferece taxas de transferência suficientemente grandes para uma grande variedade de dispositivos (Placas de rede, adaptadores USB, placas de áudio, etc).


PCI-E - Novo padrão do slot de placas de video. Foi trocado por fornecer mais energia para as placas além de ter uma banda maior (16X) que ainda é inutilizada. Há uma possibilidade de usar 2 placas de vídeo ao mesmo tempo.


Placa de vídeo - Como o nome já diz é a responsável pela imagem que você vê na tela do seu computador ou notebook.


Placa-mãe (motherboard) - A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Pela enorme quantidade de chips, trilhas, capacitores e encaixes, a placa-mãe também é o componente que, de uma forma geral, mais dá defeitos.


PnP ? Plug and Play (Ligar e usar) significa que você pode conectar um dispositivo ou uma placa no seu computador e eles são automaticamente reconhecidos e configurados para funcionar no seu sistema.


Processador - Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer e, por esse motivo, são também referenciados como "cérebros" dessas máquinas.


ROM - As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais.


RPM - sigla para Rotações Por Minuto, que indica a velocidade de rotação de discos rígidos (HDs). Quanto mais RPMs, ou seja, quanto mais vezes o HD girar numa mesma unidade de tempo, mas rápido será o acesso aos arquivos.


Slot - São os encaixes que existem em sua placa mãe, onde são encaixadas as placas de vídeo, som, rede, ou outras no caso offboard.


Software - é um conjunto de informações ou instruções que permitem o computador processar e realizar tarefas úteis. Por exemplo, o Windows é um tipo de software.


SSD - é um HD que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Por não possuir partes móveis, estes discos são mais resistentes a quedas e batidas, consomem menos eletricidade e o os ruídos são quase inexistentes. O termo SSD é aplicável a qualquer outro dispositivo de armazenamento que não tenha partes móveis, em geral cartões de memória Flash e alguns pendrives.


T&L - Na geração de imagens 3D em uma placa de vídeo 3D, há quatro etapas que são executadas, nessa ordem: transformação (transform), iluminação (lighting), setup e corte (setup and clipping) e renderização (rendering). Quando uma placa de vídeo é descrita como tendo Hardware Transform & Lighting (ou simplesmente T&L) isso significa que as etapas de transformação e iluminação são efetuadas pelo processador de vídeo (da placa de vídeo) e não pelo processador da máquina, o que garante um desempenho 3D maior.


Touchpad - O Touchpad é um dispositivo sensível ao toque, utilizado em computadores portáteis, para substituir o mouse, utilizando células sensíveis ao toque.


Ultra Low Voltage (ULV) - Nova categoria de processadores freqüentemente utilizados em notebooks e netbooks. O ULV utiliza menos energia colaborando na redução de calor produzido emitido pelas baterias. Deste modo a vida útil das baterias aumenta conservando sua autonomia.


USB - É a sigla de Universal Serial Bus (USB). É um tipo de conexão que permite conectar periféricos sem a necessidade de desligar o computador. Basta conectar um pendrive, um controle, uma máquina fotográfica, para acessar suas configurações e arquivos direto no seu computador. Em outros modelos de interface, necessitava a completa configuração e mesmo a instalação física interna de componentes.


Upgrade - Este termo geralmente é utilizado quando você troca algum item de hardware(peças físicas) no seu computador por um mais novo ou aumenta sua capacidade.


VCore - Voltagem que o processador está utilizando.


VDimm - Voltagem que a memória está utilizando.


VGPU - Voltagem que o GPU está utilizando.


WAP - Wireless Application Protocol, um protocolo de dados desenvolvido para uso em dispositivos sem fio, como celulares.


Wi-fi - É uma maneira de se conectar a internet por sinais transmitidos digitalmente. Seu computador ou notebook possui um receptor de sinal que ao detectar um sinal pode se conectar a internet sem problemas, sem fios e em alguns lugares sem cobranças.


Wireless - É uma tecnologia que uni computadores ou notebook entre si através de ondas de rádio ou infravermelho, sem necessidade de utilizar fios. Seu funcionamento é simples, basta ter um transmissor de sinal central e através dele todos podem se conectar.